CAPACITA IN junta empreendedorismo e inclusão

projeto nova sina trabalha a integracao de mulhere de etnia cigana 1 980 2500 1

Através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Santa Casa de Misericórdia, cinco mulheres de etnia cigana estão a receber formação no CAPACITA IN. O projeto tem como objetivo promover a capacitação e qualificação profissional de grupos sociais especialmente desfavorecidos, tendo em vista a criação de pequenos negócios e a integração no mercado de trabalho.

Desde o lançamento da segunda edição, cinco mulheres de etnia cigana do “NOVA-SINA: Mulheres Ciganas, Agentes de Mudança”, lançado em 2024 pela Santa Misericórdia de Santo Tirso, recebem formação no âmbito do CAPACITA IN.

“É uma satisfação ver os resultados desta parceria estabelecida com a Misericórdia” refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, que esclarece: “O NOVA-SINA vem ao encontro da essência deste projeto de capacitação que é o poder fazer, verdadeiramente, a diferença e transformar a vida das pessoas dando-lhes as ferramentas certas para poderem trilhar um novo caminho”.

O autarca acrescenta que, “no caso concreto do NOVA-SINA houve o cuidado por parte do Invest Santo Tirso, que dinamiza a formação, de adaptar o programa às necessidades das formandas, havendo, assim, lugar a sessões especializadas na área da literacia básica, comunicação e costura”.

O ciclo de workshops de capacitação, as sessões de coaching individualizado e especializado e o período de incubação na Fábrica de Santo Thyrso, constituem uma mais-valia no reforço de conhecimentos necessários à produção, divulgação e valorização de produtos utilitários sustentáveis criados pela Nova-Sina e que resultam de técnicas de reciclagem, com materiais cedidos por três empresas locais do setor da publicidade, parceiras do projeto.

“Nesta fase recolhemos lonas que transformamos em produtos utilitários costurados pelas nossas cinco formandas” explica Liliana Salgado, mentora do projeto da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, dando conta que o resultado prático são “tote bags, aventais e sacos de compras”.

Liliana Salgado realça, ainda, que, devido à questão da reciclagem, o projeto “tem a mais-valia de, à responsabilidade social, juntar a sensibilização ambiental”.

Lançado em fevereiro de 2023, o CAPACITA IN, financiado no âmbito do PRR, decorre até ao final deste ano.